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18 dez

Mossoró recebe moderna clínica do sono

Insonia-2Clubes de Insônia da Região Oeste podem estar com dias contados.

A população de Mossoró e cidades da região que sofre de insônia conta agora com uma moderna clínica para diagnósticos e tratamentos desse mal que aflige cerca de 40% dos brasileiros. O Instituto do Sono da Clínica Pedro Cavalcanti oferece a mais alta tecnologia e especialistas nessa área da medicina.

“Diversas pesquisas comprovam que pessoas que dormem pouco podem ter o sistema imunológico prejudicado. Já foram verificados que os prejuízos dependem do grau de privação do sono. A verdade é o que o nosso organismo necessita do sono para repor energias e funcionar bem. É como se fosse um recarregador de baterias. Já está comprovado que quem dorme menos de cinco horas por noite tem um risco 15% maior de morte por qualquer causa do que quem dorme bem”, alerta o médico otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti, especialista em medicina do sono.

Se depender da estrutura e dos profissionais do Instituto do Sono, os adeptos aos chamados “clubes da insônia” terão oportunidade de dormir mais e melhor. A unidade, que vai funcionar no bairro Nova Betânia, trará toda a experiência de 25 anos da Clínica Pedro Cavalcanti e investimentos em pesquisa, tecnologia e pessoal para oferecer diagnósticos com modernas técnicas como Polissonografia (PSG), Eletroencefalograma (EEG) e Prova de função pulmonar e tratamentos, inclusive com cirurgias de ronco e apneia.

“A perda de sono tem efeito nos genes que controlam o relógio biológico, assim o sono ruim possa virar um círculo vicioso. A privação do sono também afeta os genes que podem aumentar o risco de uma série de doenças, como problemas cardíacos, diabetes, obesidade, estresse e depressão em pessoas que dormem pouco. Nosso objetivo é cuidar da saúde da população e garantir que possa dormir melhor e ter mais saúde e qualidade de vida”, aponta Dr. Pedro Guilherme Cavalcanti.

Para ter uma boa noite de sono

A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, desse total, apenas 5% procuram o especialista. Cerca de 30% dos pacientes com transtorno de insônia apresentam o que os médicos chamam de “má higiene” do sono, ou seja, medidas que atrapalham a qualidade de vida e causam problemas de saúde.

Dicas para evitar a insônia:

— Mantenha um horário para ir dormir e para se levantar

— Faça do quarto um ambiente limpo, organizado, silencioso, escuro e propício para relaxar e dormir

— Tome um banho quente duas horas antes de deitar

— Mantenha os pés aquecidos antes e durante o sono

— Faça um lanche leve com leite e/ou derivados e carboidratos antes de dormir

— Faça exercícios físicos, de preferência no período da manhã

— Procure exposição à luz solar logo após levantar e no final da tarde.

— Evite excesso de líquidos no período da noite

— Evite refeições pesadas à noite e próximas do horário de dormir

— Evite cafeínas (café, chá, refrigerante de cola, chocolate…) à noite

— Evite bebidas alcoólicas até quatro horas antes de ir dormir

— Evitar fumar pelo menos seis horas antes de dormir

— Evite cochilos longos (maiores que 40 minutos) durante o dia

— Não se alimente, não leia, não trabalhe, não assista TV na cama e fuja das redes sociais no horário de dormir.